GE cria escudos gigantes para aumentar eficiência de turbinas eólicas

Quanto maior é uma turbina eólica, mais energia ela pode gerar. Mas o tamanho dessas estruturas geralmente é limitado por questões de logística: chega um ponto que é impossível transportar uma pá eólica. Mas ficava o desafio: como aumentar a eficiência energética dessas turbinas?

Engenheiros da GE resolveram construir uma espécie de domo de 9 toneladas, instalado na frente das pás. Chamado de ecoROTR, o “escudo” redireciona o vento para as extremidades das pás da turbina, que são mais eficientes do que as partes internas. Ela também permite que as pás sejam maiores em área, sem serem mais longas em comprimento.

Os engenheiros que criaram o aparelho ainda estão testando e aperfeiçoando o ecoROTR, mas experimentos com versões menores do domo resultaram em um aumento de 3% na produção de energia da turbina. Pode não parecer muito, mas considerando uma fazenda eólica inteira, o número é considerável.

Fonte: GE.

Email this page
Este post foi publicado emEnergia, Leitor, Sustentabilidade, Tecnologia e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta