Nova ilha surgida ao sul de Tóquio aumenta

A nova ilha surgida há dois dias quase mil quilômetros ao sul de Tóquio pela intensa atividade vulcânica continua aumentando de tamanho, anunciaram as autoridades japonesas.

Na quarta-feira tinha uma forma circular e um diâmetro de 200 metros, mas nas últimas horas assumiu uma forma alongada de 400 metros de comprimento e 200 de largura, segundo a guarda costeira.

As erupções vulcânicas da ilha na quinta-feira eram de 900 metros por acima do nível do mar, contra 600 do dia anterior, uma indicação da intensa atividade que provocou o “nascimento” da pequena ilha.

A guarda costeira pretende avaliar a região e o estado da ilha, que fica a 500 km de Nishinoshima, uma ilha deserta do pequeno arquipélago de Ogasawara.

“É possível que continue crescendo porque a cratera se amplia e o magma continua subindo”, disse Yoshihiko Tamura, do centro japonês de pesquisas geográficas.

Esta é a primeira vez em 40 anos que acontece um fenômeno do tipo. A ilha, no entanto, poderia desaparecer sob as ondas.

Fonte: AFP

Email this page
Este post foi publicado emÁgua, Internacional, Leitor e tags , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta