Fukushima reativa sistema de descontaminação da água radioativa

A empresa que opera a central de Fukushima anunciou nesta segunda-feira (30) a reativação de uma unidade de descontaminação da água radioativa, bloqueada por um pedaço de borracha poucas horas depois da ativação.

“A unidade C do sistema ALPS foi colocada novamente em serviço às 2H38″ (14H38 de Brasília no domingo), anunciou a Tokyo Electric Power (Tepco).

“As equipes de vigilância não encontraram nenhuma anomalia”, completa a nota da empresa.

O “sistema avançado de tratamento de líquidos” (ALPS) foi testado em março, mas não funcionou corretamente e ficou parado por vários meses.

Uma unidade foi reativada na sexta-feira, mas depois de funcionar menos de um dia teve que que ser paralisada, já que um pedaço de borracha bloqueou um tanque.

Projetado com o grupo japonês Toshiba, o ALPS pretende eliminar os elementos radioativos da água, como o césio 134/137, atualmente armazenada em centenas de tanques espalhados por todo o complexo industrial devastado pelo tsunami de 11 de março de 2011.

Fonte: Info.abril

Email this page
Este post foi publicado emÁgua, Energia, Internacional, Leitor e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta