Aprovada a criação do Parque Nacional da Ilha dos Currais, no Paraná

O Senado aprovou terça (21) a criação do Parque Nacional de Currais, o primeiro de ambiente marinho no Paraná e o terceiro do Brasil. A proposta de transformar a ilha em uma unidade de conservação já havia sido aceita pelos deputados federais e agora depende da assinatura da presidente Dilma Rousseff. A proposta, de autoria do ex-deputado Luciano Pizzato, tramita no Congresso Nacional desde 2002.

fonte: www.g1.com.br

A área pertence à União e não tem praias ou moradores. São três pequenas ilhas, compostas por costões de rochas e que servem de ninho, com registros de 8 mil aves. O ecossistema, que também é rico em vida marinha, observada em pontos de mergulho, está ameaçado pela pesca predatória. As ilhas ficam entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a 6,2 milhas de distância da costa, em frente ao município de Pontal do Paraná.

Outro ponto levantado na justificativa pelo então deputado era a preservação dos recifes da região. As ilhas estão entre os poucos pontos utilizados pelos mergulhadores para exploração.  Quando propôs a lei, Pizzato defendia que conservar a área poderia significar a restauração das formações desses recifes naturais.

Com a aprovação no Senado, o projeto segue para a sanção presidencial. Caso a presidente Dilma Roussef transforme o texto em lei, a pesca dentro dos limites do parque nacional será proibida.

Fonte: G1

Email this page
Este post foi publicado emBiodiversidade, Ecologia, Leitor e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta