Gerador solar da IBM será capaz de dessalinizar a água

A IBM pretende criar um gerador de energia solar capaz de dessalinizar a água. O sistema promete concentrar a energia de 2 mil sóis por um custo considerado baixo.

O Sistema Fotovoltaico de Alta Concentração Térmica (HCPVT, na sigla em inglês) é um enorme espelho com formato parabólico. A tecnologia segue o movimento do Sol e concentra a luz em um ponto central, onde os painéis solares geram eletricidade.

Os painéis usados pela IBM conseguem aproveitar a energia de três comprimentos de onda diferentes. Esse é considerado o grande diferencial do sistema, pois os modelos tradicionais aproveitam apenas a radiação da luz visível. Além disso, o sistema teria eficiência de 80% na geração de eletricidade.

O HCPVT retira o sal e gera água potável ao usar água do mar para o resfriamento. Isso porque ao circular pelos painéis solares, a água sobe a 90º e passa por membranas capazes de remover o sal.

A IBM acredita que uma grande instalação de antenas em uma região árida poderia produzir água suficiente para acabar com a sede de uma pequena cidade.

Fonte: Info.abril

Email this page
Este post foi publicado emÁgua, Energia, Leitor, Sustentabilidade, Tecnologia e tags , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta