MIT cria material que transforma vapor em energia

Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram um novo material que muda de forma após a absorção do vapor de água. O resultado pode gerar energia elétrica ou até mesmo músculos robóticos.

O material é formado por uma rede interligada de dois polímeros diferentes. Um deles é uma matriz dura, mas flexível e que funciona como um suporte estrutural. O segundo é um gel macio capaz de inchar quando absorve água.

A interação entre esses dois compostos químicos resulta em um material que converte o vapor de água em energia sem precisar de uma fonte externa.

O material também apresenta grande força. Durante os experimentos, ele consegue levantar uma carga de fios de prata de 10 vezes o seu próprio peso.

Os cientistas acreditam que a capacidade do material de se mover apenas com vapor de água será importante futuramente. Para eles, o material poderá ser empregado em músculos robóticos.

O sistema gera cerca de 5,6 nanowatts. Essa quantidade não é suficiente para carregar a maioria dos dispositivos, mas pode ser útil em pequenos aparelhos eletrônicos.

Veja o funcionamento do material no vídeo na página : http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/mit-cria-material-que-gera-energia-pelo-vapor-de-agua-17012013-33.shl

Fonte: Info.abril

Email this page
Este post foi publicado emEnergia e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta