Americanos criam tecido solar com fibra óptica

 Fonte: www.info.abril.com.br
Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia criou painéis solares flexíveis e portáteis com fibra óptica para carregar aparelhos eletrônicos. Eles são dobráveis e podem até ser vestidos pelos usuários.

Os cientistas conseguiram integrar um conjunto de células solares no interior das fibras ópticas. O sistema permite a criação dos tecidos solares, que são painéis fotovoltaicos, flexíveis e maleáveis para colocar em qualquer lugar.

 Segundo John Badding, líder da equipe, a nova técnica pode revolucionar os métodos de microgeração de energia limpa. Isso porque a flexibilidade da fibra óptica permite a criação de tecidos dobráveis.

Graças à união da fibra óptica com o silício, os cientistas descobriram que não será necessário unir a fibra óptica com os chips dos aparelhos eletrônicos. Isso porque o silício poderá ser agregado aos próprios fios condutores.

John Badding acredita que é possível criar tecidos fotovoltaicos com até dez metros de comprimento. Além disso, ele espera agregar circuitos eletrônicos inteiros dentro das fibras ópticas. Isso pode diminuir os problemas de conexão entre as fibras e os aparelhos eletrônicos.

Fonte: Info.abril

Email this page
Este post foi publicado emEnergia, Internacional, Leitor, Sustentabilidade, Tecnologia e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta