Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, serárealizado de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. É conhecida como Rio +20, pois marca o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), e deve ajudar a definir a agenda de desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Petição do Brasil para sediar a Rio +20 foi aprovado na 6 ª Sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, em 2009.
O objetivo da conferência é de renovar o compromisso político para o desenvolvimento sustentável, através da avaliação dos progressos e as lacunas na implementação das decisões tomadas nas cimeiras realizadas sobre o assunto, e através da discussão dequestões novas e emergentes.
A Conferência terá dois temas principais:

A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável ea erradicação da pobreza,
E o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Rio +20 consiste em três etapas. Nos primeiros dias, entre junho de 13 e 15, a Terceira Reunião da Comissão Preparatória foi agendada - nele, os representantes do governose reunirão para negociar os documentos a serem adotados durante a Conferência.Posteriormente, os eventos com a sociedade civil estão agendadas para 16 de junho - 19. O Segmento de Alto Nível da Conferência está prevista para junho 20-22;participação de vários Chefes de Estado e de Governo dos países membros das Nações Unidas é esperado.

Preparativos da Conferência (PrepCom)
Assembléia Geral da ONU Resolução 64/236 determinou a realização da conferência, o seu propósito e temas, e estabeleceu um cronograma de Comissão Preparatória (“PrepCom”) reuniões. A Comissão tem vindo a realizar sessões anuais desde 2010, bem como “sessão de reuniões inter-”, importantes na condução de negociações para a frente.
Além dos “PrepCom”, muitos países têm mantido “reuniões informais”, para aumentar as oportunidades para a discussão de questões Rio +20. O processo preparatório é realizado pelo subsecretário geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, e futuro secretário-geral da Conferência, o embaixador Sha Zukang, da China. O Secretariado da Conferência também tem dois Coordenadores Executivos: Sra. Elizabeth Thompson, ex-ministro de Energia e Meio Ambiente de Barbados, eo Sr. Brice Lalonde, ex-ministro do Meio Ambiente da França. Os preparativos são complementados pela Rio +20 Conselho de Administração, que se reúne regularmente em Nova York para decidir sobre questões relativas à organização do evento. O Conselho de Administração é composto por representantes dos cinco grupos regionais das Nações Unidas. É co-presidido pelo Embaixador Kim Sook, da Coréia do Sul, e John Ashe Embaixador, de Antígua e Barbuda. Como anfitrião da conferência, o Brasil também tem assento no Conselho de Administração.
Estados-Membros, representantes da sociedade civil e organizações internacionais tiveram até 1 º de novembro para apresentar propostas para o Secretariado da Conferência, por escrito. Com base nessas contribuições, a Secretaria preparará um projecto de zero para Rio +20, que será negociada em reuniões ao longo do primeiro semestre de 2012 ..

Maiores informações no site www.rio20.gov.br

Email this page
Este post foi publicado emEventos, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e tags , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta