Barco movido a energia solar completa volta ao mundo

O barco Turanor PlanetSolar, abastecido por energia solar, concluiu sua volta ao mundo. Com isso, ele se tornou o primeiro da categoria a conseguir concluir essa tarefa.

O barco saiu de Mônaco, na França, em setembro de 2010. Após percorrer 60 mil quilômetros em 585 dias de navegação, o barco regressou ao mesmo ponto de partida. No total, a embarcação passou por 28 países.

O objetivo do projeto é demonstrar como a energia renovável e a tecnologia atual podem ser usadas em transportes sustentáveis. Segundo Simone Arizzi, diretor de Ciência e Tecnologia da DuPont, fornecedora de material fotovoltaico ao barco, essa é a prova de que a ciência pode ser usava para resolver grandes desafios.

O Turanor PlanetSolar tem 31 metros de largura, 15 metros de altura e é coberto por 537 metros quadrados de painéis fotovoltaicos que alimentam o motor elétrico para a captação de energia solar. O custo de produção do barco foi de 26 milhões de dólares.

Agora, a PlanetSolar, fabricante do barco, busca por um novo projeto para dar uso ao navio. Uma das formas é alugá-lo para usos científicos ou comerciais.

Fonte: INFO.abril

Email this page
Este post foi publicado emEnergia, Sustentabilidade, Tecnologia, Transporte e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta