Aeroporto ecológico entra em operação ainda este ano

A bordo do Beagle em setembro de 1835, o jovem Charles Darwin conheceu um arquipélago cuja biodiversidade inspiraria seu principal trabalho, a Teoria da Evolução. Quase dois séculos depois, as ilhas Galápagos, que continuam impressionando pela diversidade biológica, serão palco da construção do primeiro aeroporto ecológico do planeta.

O terminal está sendo construído na Ilha de Baltra, uma das 58 ilhas que formam o arquipélago de Galápagos. Embora tivesse sido anunciado para entrar em operação ano passado, após a previsão inicial para 2009, somente há algumas semanas as obras começaram. Ainda assim, sua inauguração está marcada para ocorrer este ano.

A tecnologia empregada no aeroporto é totalmente pensada para utilizar os recursos naturais sem abdicar do conforto dos passageiros:

  • A localização do terminal considera a incidência dos ventos e da luz solar para melhor aproveitá-los
  • A água será fornecida por uma usina de dessalinização, canalizada primeiro para as torneiras e reutilizada nos sanitários, que também serão tratadas para posterior reuso. Calhas e tubulações no teto recolherão a água das chuvas
  • Distância maior das aeronaves afasta dos passageiros os gases do efeito-estufa expelidos pelos aviões e os ruídos dos motores
  • O teto das fachadas possui aberturas que dão para jardins internos que fornecem luz natural e ventilação
  • Paredes opacas e sem janelas evitam a incidência direta do sol ao amanhecer e entardecer
  • Telhados recobertos por materiais naturais evitam reflexos e piso de cores claras reduzem o aquecimento


O horário de funcionamento será das 9 às 14 horas, justamente para evitar as temperaturas mais altas da tarde. A construtora, a holding Corporación América, pretende obter o nível Gold da certificação de design ambiental LEED no terminal.

Leia mais em Ecodesenvolvimento.com.br

Email this page
Este post foi publicado emEcologia, Ecoturismo, Energia, Internacional, Sustentabilidade, Tecnologia e tags , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta