Virada Sustentável acontece neste fim de semana em São Paulo

Com mais de 300 atrações espalhadas por 60 espaços e parques da idade, São Paulo receberá, nos dias *4 e 5 de junho*, a primeira edição da Virada Sustentável, que tem o objetivo de ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação – e transformação.

Nos ambientes que vão participar da Virada Sustentável, o público vai se deparar com geladeiras, capotas de carro, portas, mesas e armários que são verdadeiras obras de arte. São os totens da Virada, que indicam que naquele local ocorrem atrações do evento.

A ideia foi intervir em objetos antigos, que foram garimpados na Casa André Luiz pela curadoria do Estúdio Glória. Para os mais de 100 objetos virarem arte, a designer Fabiana Zanin, ex estúdio Gogo, coordenou um mutirão composto de artistas plásticos e grafiteiros. Entre os 20 artistas, nomes de peso como Binho Ribeiro, Tgui e Luis Felipe Volpe. Após a Virada Sustentável todas as obras serão leiloadas e o valor revertido para a Casa André Luiz, uma fundação que cuida de 1800 crianças com paralisia cerebral.

A idealização do projeto é de Fabiana Zanin e Joana Mao, consultoras de sustentabilidade, que em breve abrirão uma agência de *branding *de propósito e comunicação de causa. “Trazer os jovens do grafite para expressar sustentabilidade é entender que sustentabilidade é um assunto urbano, um tema de gente pra gente”, define Fabiana.

*Mais sobre a Virada Sustentável*

Logo após a abertura, que ocorre no sábado às 8h com atividades de yoga e meditação nos parques, a capital paulista será tomada por diversas atrações, como exposições, filmes, oficinas, workshops, peças e shows de música, sempre com conteúdo ligado aos temas da sustentabilidade. Meio ambiente, biodiversidade, direitos humanos, mudanças climáticas, mobilidade urbana, lixo e qualidade de vida serão alguns dos temas das atividades. Todas as atrações são gratuitas. No primeiro dia, as atividades acontecem das 8h às 24h. No domingo, as atrações iniciam novamente às 8h e terminam às 20h.

A Virada Sustentável conta com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (SVMA), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED).

A Virada tem ainda o apoio institucional da Rede Nossa São Paulo e doConselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), além das parcerias da agência de publicidade Lew’Lara/TBWA e da Farah Service, responsáveis pela campanha de divulgação e prospecção de recursos junto aos patrocinadores, da Lead Comunicação e Sustentabilidade, para a divulgação, e Green CO2, empresa responsável pelo inventário e neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de todo o evento. Os parceiros de mídia são: Globo São Paulo, Rádio Eldorado e Trip Editora.

Braskem, Pão de Açúcar, Saraiva, Porto Seguro, AES Eletropaulo, Camargo Corrêa e Schneider Electric Brasil são algumas das empresas que escolheram atrações e ações para patrocinar, contribuindo para enriquecer a programaçãoda Virada Sustentável.

*Nas últimas semanas, a Virada Sustentável recebeu muitas adesões novas e definição de locais e horários. A programação completa e atualizada está disponível no site **www.viradasustentavel.com.*

Email this page
Este post foi publicado emEventos e tags , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta