A primeira série brasileira de TV sobre a Amazônia com carbono totalmente neutralizado

A Código Solar, produtora independente especializa em documentários socioambientais, culturais e expedições esportivas e científicas, está em fase de pré-produção da primeira série brasileira de TV sobre a Amazôniacuja execução terá o carbono totalmente neutralizado.

A série é fruto da parceria entre o diretor Marcelo de Paula, a produtora Carla Mendes, sócios da Código Solar, e o Amazon Sat, canal de televisão digital exibido via satélite nas principais cidades das regiões norte, nordeste e centro oeste.

No total, serão 48 capítulos filmados totalmente em High Definition. Os estados de São Paulo (IMPE) Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Roraima, Maranhão e Tocantins e Goiás fazem parte do roteiro da expedição que rodará mais de 12 mil quilômetros, em quatro meses.

O gás carbônico emitido pelos veículos que vão percorrer essa quilometragem, pelos deslocamentos de barcos, aviões e helicópteros será neutralizado com o plantio de mudas de árvores nativas dentro da área de atuação do canal Amazon Sat. Para realizar a carboneutralização, o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – fará o calculo da quilometragem percorrida e escolherá a melhor época para o plantio levando em conta a sazonalidade da região.

Esta ação eleva a produção à posição de primeira a neutralizar o carbono e, segundo Luciano Maia, Superintendente de Conteúdo do Amazon Sat, evidencia a preocupação do Amazon Sat em estender seus critérios éticos e ambientais também nas parcerias que estabelece.

O título da série será revelado pela equipe da Código Solar em meados de fevereiro de 2011, data escolhida também para o início da expedição que partirá do Rio de Janeiro com a ousada proposta de fazer um raio-X da Amazônia.

Pesquisas científicas, extrativismo, fauna, flora, pesca, bacia hidrográfica, tribos indígenas, cultura, história, arqueologia, populações ribeirinhas, culinária, geografia, turismo, parques nacionais, aspectos sócio-ambientais e importantes figuras da região são os temas selecionados para mostrar um conteúdo que contribua com a população amazônida.

Para captar os melhores ângulos das belezas amazônicas em HD, o diretor Marcelo de Paula utilizará como recurso esportes radicais como rapel, rafting mergulho e outros. Esse diferencial da equipe da Código Solar permitirá que os profissionais alcancem lugares de difícil acesso e registrem não só a flora, mas principalmente momentos e hábitos dos animais.

Morgana, a filha de dois anos de Marcelo e Carla, vai acompanhar a expedição e acrescentará ao longo dos capítulos o olhar de uma criança sobre a região e suas percepções ao mudar de uma área urbana para dentro da Floresta Amazônica.

Marcelo conta ainda com sua experiência de mais de 25 anos em grandes expedições esportivas e científicas, percorrendo diversos parques nacionais brasileiros e regiões remotas do País e do mundo, com destaque para as Expedições Rota Austral e Andes Amazônia, duas travessias oceânicas a bordo de veleiros e a cobertura da Guerra da Iugoslávia.

Esta co-produção será exibida pelo canal Amazon Sat, que atinge quatro milhões de expectadores na região da Amazônia legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá mais Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins) e 800 mil nas demais regiões.

Código Solar: www.codigosolar.com.br

Amazon Sat: www.amazonsat.com.br

Email this page
Este post foi publicado emSustentabilidade. Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta