Quantas vezes você usa o seu jeans antes de lavar?

Costumamos mandar com frequência nossas roupas para lavar, uma calça jeans por exemplo, acredito que não passe de quatro ou cinco usadas atéretornar para a máquina de lavar. Pensando nisso o estudante canadense Josh Le, da a universidade de Alberta, no Canadá,  acaba de desmistificar a ideia de que os jeans precisam ser lavados depois de pouco uso.

O estudante fez uma experiência onde usou a mesma calça jeans durante 15 meses e uma semana, sem mandá-la uma única vez para a lavanderia. Depois de todo este tempo cultivando sujeira, Le submeteu a calça a uma contagem bacteriana. O resultado foi surpreendente.

“Esperava encontrar bactérias associadas ao intestino grosso, mas me surpreendi com a sua total ausência. Havia apenas bactéria de pele da mais comum”, disse Rachel McQueen, professora de Le e pesquisadora da relação entre odores e o aparecimento de microorganismos em tecidos.

Segundo McQueen, os níveis de bactérias no jeans foram semelhantes pós-lavagem e pré-lavagem. Sem contar que as bactérias encontradas foram transferidas para a roupa pelo próprio Le. Por isso, não oferecem risco à saúde do estudante (exceto se houver cortes ou arranhões na pele).

Uma ótima notícia para o planeta, afinal aumentar o tempo de uso das roupas entre as lavagens promove a economia de água em grandes volumes. Bom para o meio ambiente, bom para o seu bolso!

Fonte: Época

Email this page
Este post foi publicado emSustentabilidade e tags , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta