Postos do Rio recolhem óleo de cozinha usado

Os cariocas que não sabiam o que fazer com o óleo de cozinha usado agora já podem descartá-lo  em 14 postos de salvamento entre as praias do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, e do Pontal, na zona oeste.

A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pela concessionária Orla Rio, com o  objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade do descarte correto do óleo. Segundo o vice-presidente da concessionária, João Marcelo Barreto, essa já é uma preocupação rotineira em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e padarias, mas que ainda encontra pequena adesão nas residências.

“É comum as empresas de reciclagem recolherem o óleo produzido em restaurantes, por exemplo. Mas, nos bairros, não vemos com frequência postos de coleta para os cidadãos que também usam o material na cozinha em suas casas. Então, esse óleo acaba sendo descartado no ralo da pia, causando uma enorme poluição que poderia ser evitada.”.

Para fazer o descarte, basta levar o óleo reservado em um recipiente consistente, como garrafas pet, até um dos postos com o serviço. No local, uma equipe das empresas de reciclagem vai receber o material e se encarregar do transporte diário. E ainda a cada dois litros depositados, quem levar o material ganhará de brinde um produto de limpeza feito a partir do óleo reciclado.

Barreto ainda lembrou que um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de um ser humano por 14 anos. Além disso, ao ser jogado no ralo da pia, contribui para o entupimento das tubulações e a proliferação de ratos, baratas e insetos nas redes de esgoto.

Email this page
Este post foi publicado emAção e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta