Brigas sobre aquecimento global? Veja por que isso pode ser um bom sinal

Você vive em constantes discussões com aquele parente conservador que insiste em dizer que não existe aquecimento global? Ou argumenta para os colegas de trabalho sobre por que as mudanças climáticas não são apenas ciclos naturais? Ou ainda morde a língua quando alguém fala que tudo isso é uma grande bobagem? Se sim, a notícia a seguir pode te deixar um pouco reconfortado: O fato de que este tópico está entrando no discurso comum significa que a batalha já está metade vencida.

Auden Schendler, autor do livro Getting Green Done, sobre sustentabilidade, publicou atualmente uma nota sobre os progressos da luta contra o aquecimento global, expondo este fenômeno. Na nota ele reporta sobre a experiência de um amigo, que recebeu um colega para jantar familiar em sua casa, e junto a sua mãe e irmão entraram em discussão sobre o tópico.

O irmão, que sempre foi convencido de que a mudança climática não é um problema, havia lido um novo artigo provando por que é tudo uma farsa.  A mãe também tomou esse lado, causando indignação no amigo de Schendler e a discussão esquentou tanto, que a esposa de seu colega teve que sair da casa para fazer ligações de seu carro.

De uma situação que parece ter sido muito desagradável, Schendler tirou grandes conclusões:

“Minha primeira reação foi: Que vergonha! Mas aí eu pensei: a maioria dos tópicos que desgastam famílias na maioria das vezes são bobos e sem sentido. “Nós não gostamos da sua esposa.” “Você não é legal com a sua irmã.” Etc. Mas a mudança climática é um problema que merece uma grande briga familiar e que gere muito estranhamento.” Disse Schendler.

“Comecei a pensar sobre muitos outros assuntos que geram desgaste na discussão familiar. Casamento inter racial, feminismo, casamento homossexual e preferência sexual. Opulência X pobreza. E me lembrei de um ditado que uma vez ouvi:  “Na hora que um  assunto se torna parte do discurso público, a batalha já está substancialmente terminada”. E levando isso em consideração, eu achei um grão de esperança” Acrescenta.

Particularmente, achei o ponto de vista de Schendler algo a ser levado em consideração.  Há pouquíssimas dúvidas na comunidade científica de que o homem está causando o aquecimento global, e este fato está se espalhando pela consciência moderna. Discussões deste nível só distraem o público até que esta negação colapse sobre o peso de sua própria incerteza, este processo já aconteceu muitas vezes e acredito que vá acontecer logo. A única pergunta que fica é se “logo” já não será tarde demais. Qual a sua opinião?

Email this page
Este post foi publicado emAquecimento Global. Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta