Mudanças climáticas podem tornar chocolate um ítem raro

Essa é uma triste notícia para os chocólatras, de acordo com alguns experts na área, uma queda da produção de cacau devido ao aquecimento global e a mudança de incentivos na agricultura, pode tornar o nosso querido chocolate algo muito caro. “Em 20 anos o chocolate será como caviar. Será tão raro e tão caro que a maioria das pessoas não serão capazes de  pagar por ele”.

De acordo com um estudo publicado no The Independent, grande parte do cacau do mundo é produzido em fazendas no oeste da África, e devido a grande quantidade de trabalho e tempo despendidos para cultivá-lo, ele não está valendo muito a pena. Há muitas outras possibilidades mais fáceis de ganhar dinheiro.

Tony Lass, da associação de Cacau explica que os pequenos produtores ganham apenas algo em torno de 80 centavos por dia. Então não há incentivo algum para eles replantarem árvores, quando elas morrem e para esperar 5 anos para uma nova colheita. As novas gerações não estão nenhum pouco preocupadas com o cacau também, a maioria dos filhos destes produtores, cuja expectativa de vida é cerca de 56 anos, estão partindo para as cidades ao invés de trabalhar duro por uma recompensa tão pequena.

A produção de cacau também compete com outros cultivos mais lucrativos para os fazendeiros, como por exemplo, o de óleo de palma, devido ao aumento da demanda de biocombustíveis.

Além de tudo isso, o consumo de chocolate está aumentando muito mais rápido do que a produção de cacau, e isso não é nada sustentável, diz Lass.

Nas ultimas décadas, estes fatores já provocaram um aumento do preço do cacau, mas nos próximos anos eles podem colocá-lo fora de alcance dos consumidores.

Email this page
Este post foi publicado emAgricultura, Aquecimento Global e tags , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta