ISO 26000 sobre responsabilidade social é aprovada

A lei da ISO 2600 que versa sobre responsabilidade social foi aprovada em uma votação realizada no dia 14 de fevereiro pelos membros da ISO. O texto final ainda não foi finalizado e deverá ser aprovado em maio, na próxima reunião do Grupo sobre Responsabilidade Social (ISO/WGSR) em Copenhagen, na Dinamarca. Com a aprovação, o Rascunho de Norma Internacional (DIS) passa para o estado de Rascunho Final de Norma Internacional (FDIS) – última etapa antes de a nova norma ser publicada pela ISO.

Grupo de Trabalho da ISO 26000

A votação foi feita por Organismos Nacionais de Normalização (ONN), formados por membros da ISO. Mais de dois terços dos membros que participam no desenvolvimento da ISO 26000, conhecido como “membros-P”, votaram a favor da transferência do documento para o estágio FDIS, e menos de um quarto do número total de organismos membros da ISO (incluindo os membros que não participam do ISO/WGSR) foram contra. Estes são os dois critérios numéricos estabelecidos pelas diretivas da ISO/IEC para a aceitação de um consenso sobre o DIS.

Com a decisão positiva, o documento será publicado com as alterações acordadas no terceiro ou quarto trimestre de 2010. A data limite para a publicação oficial da ISO 26000 como norma internacional é até o final de 2010, mas o calendário é muito apertado e poderá ser necessário rever esta data na reunião de Copenhague.

A ISO 26000 irá prover diretrizes sobre responsabilidade social globalmente com base em um consenso internacional entre especialistas representantes dos principais grupos de intervenientes. Com isso, a norma pretende incentivar a implementação das melhores práticas de responsabilidade social em todo o mundo a partir de exemplos desenvolvidos pelas iniciativas existentes nos setores público e privado.

Email this page
Este post foi publicado emInternacional, Responsabilidade Social e tags . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta