Brasil sedia encontro latino-americano de saneamento

Pela primeira vez o Brasil será palco da 2ª Conferência Latino-americana de Saneamento, Latinosan 2010. O encontro acontece em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 14 e 18 de março. Universalização e sustentabilidade dos serviços de saneamento é o tema central deste evento que pretende, por meio de um amplo debate, buscar caminhos que melhorem o bem estar da população da América latina, com ênfase no combate à pobreza, prestação dos serviços de saneamento básico e gestão dos recursos naturais.

Os avanços e desafios da universalização do saneamento serão discutidos pelo Ministro das Cidades Márcio Fortes e a Vice Presidente para América Latina do Banco Mundial/EUA (BIRD), Pamela Cox. Os conteúdos dos painéis serão apresentados em reuniões plenárias, seminários e mesas redondas, com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais, autoridades governamentais e representantes da esfera pública e privada.

Laura Tuck, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do BIRD irá abordar o impacto das mudanças climáticas no saneamento e Vicente Andreu, Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) o saneamento e integração de políticas públicas. A gestão integrada de águas urbanas será o tema do representante do BIRD Guang Zhen Chen. Já Yves Besse Presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) falará sobre a gestão eficiente dos serviços de saneamento. Para tratar do financiamento para a gestão sustentável dos serviços foi convidado Eugênio Amado, do Banco Nacional de Obras e Serviços Públicos (BANOBRAS) do México.

Esta 2ª edição da Latinosan visa dar continuidade às discussões iniciadas durante a 1ª Conferência, realizada em 2007, em Cali, na Colômbia. Dezessete países assinaram a “Declaração Ministerial de Cali” que possui três objetivos: priorizar o saneamento nas políticas nacionais de desenvolvimento, apoiar o alcance dos objetivos do milênio e fortalecer a cooperação intergovernamental na América Latina. Após o encontro será desenvolvida a Declaração de Foz do Iguaçu.

A Latinosan contará ainda com uma feira de tecnologia, onde empresas e instituições governamentais e não governamentais terão a oportunidade de apoiar e trocar informações, criar alianças estratégicas, compreender e dimensionar a situação atual do setor na América Latina.

Maiores informações no site: www.latinosan2010.org.br

Email this page
Este post foi publicado emEventos e tags , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta