Reino Unido revela mapa de mudanças climáticas

Para os leigos, as mudanças climáticas podem soar como um vago problema apocalíptico, que ou está muito longe de acontecer ou é tão caótico e confuso para se tentar entender.  Aumento do nível do mar, derretimento das calotas polares, mais secas, mais chuvas e tempestades, e por aí vai.  Sim, o aquecimento global causará tudo isso, mas seria de grande utilidade as ara todos saber de antemão o que realmente irá acontecer a cada uma, e para isso o governo do Reino Unido desenvolveu o mapa interativo de impactos clímaticos. Confira abaixo:

O mapa feito pelo Hadley Center, o principal instituto de pesquisas climáticas  do Reino Unido,  mostra as partes do mundo que serão afetadas por cada impacto das mudanças climáticas em um cenário de aumento de te temperatura equivalente a 4ºC.

De acordo com o mapa, a produção agrícola irá ter uma queda na América do Norte , o nível do mar irá aumentar especialmente em torno de Bangladesh e da Índia,  o manto de gelo da Groenlândia irá diminuir  e grande parte da América do Sul irá enfrentar uma crise de água.

De acordo com o Departamento de Energia e Mudanças Climáticas, espera-se uma redução da produção agrícola especialmente a de grãos e cereais em todas as principais regiões que os produzem.  Além disso, metade de todas as geleiras do Himalaia serão significativamente reduzidas até 2050, privando 23% da população chinesa de água, durante as épocas de seca.

Acho importante a divulgação de  referências como estas – ferramentas que mostram ao público os efeitos tangentes das mudanças climáticas.  Elas podem muitas vezes inspirar mais as pessoas a mudarem do que cenários exagerados, ou comerciais de televisão assustadores.

Email this page
Este post foi publicado emAquecimento Global, Internacional e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta