Plano B, você está dentro?

Quase simultaneamente à edição americana, na semana passada foi lançado no Brasil o livro Plano B 4.0: Mobilização para salvar a civilização. Como conduzir a sociedade a uma nova trajetória de crescimento sustentável na velocidade que a crise atual requer? Às vésperas da Conferência em Copenhague, essa questão inquieta muitos. O autor do livro, Lester Brown, aponta o caminho para formular estratégias coletivas de mudança.

Plano B não é apenas um livro. No Brazil ele também representa um plano de ação.  Em agosto, ele foi o foco da Campanha do Clima 2020, iniciativa do Forum Mundial, que aconteceu em Belo Horizonte, e foi transmitida ao vivo aqui no Blog Ambiente Brasil.

A campanha tem a intenção de promover uma redução de emissões rapidamente, até 2020.  Governos e outras instituições de âmbitos locais, federais aos internacionais, são encorajados a transcender as políticas tradicionais (onde as ações poder ser lentas e cheias de burocracias) para escutar o que a ciência está dizendo sobre as mudanças climáticas, e rapidamente fazer as mudanças necessárias que precisamos para estabilizar o clima.

No Brasil, alguns governos, empresas, sociedades civis e líderes de mídia, já aderiram ao desafio de reduzir 80% das emissões de carbono até 2020, podendo tornar o país um líder mundial nessa causa.

No começo desse mês, os governadores da Amazônia se comprometeram em reduzir o desmatamento de florestas em 80% até 2020, e pediram ajuda à comunidade internacional para que consigam atingir este objetivo.

Curitiba foi a primeira cidade brasileira a assinar a campanha e já está planejanto o desenvolvimento de uma estratégia climática integrada. O Rio de Janeirodeve ser o próximo a se juntar à causa,  já que será a cidade oficial do lançamento da campanha em Agosto de 2010.

Os líderes que abraçam esta causa reconhecem que fazer os ajustes necessários para estabilizar o clima podem trazer riqueza sustentável.

Com o slogan “Tô dentro”, a campanha terá apoio também da  Rede Globo.Que está trabalhando na criação de comerciais para informar o público sobre os perigos das mudanças climática.  A Globo também distribuirá planos de estudos e materiais para cerca de 7000 escolas em todo o Brasil,  para educar estudantes sobre o clima e o meio ambiente.

Haverá também distribuição do livro Plano B 4.0 para bibliotecas, escolas, universidades, ONGs e centros de estudo. Os conteúdos serão disponibilizados para download gratuito no site www.bradesco.com.br/rsa

De acordo com o autor “Nós não estamos em uma crise porque não temos solução, mas porque não estamos implementando as soluções que temos em mãos. Estas soluções são encontradas no  Plano B 4.0.”
Você está dentro?

Email this page
Este post foi publicado emAquecimento Global, Livros e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta