Rio de Janeiro ganha eletroposto

O Rio de Janeiro ganhou o primeiro posto de recarga de veículos elétrico do país. O Eletroposto foi inaugurado pela Petrobrás no dia 10 de junho, em uma iniciativa para iniciar o combate ao agravamento do efeito estufa, e irá oferecer recarga de veículos elétricos a partir de energia solar. Apesar da frota atual de apenas 300 motos e 20 carros em todo o país, o crescimento do setor é de 50% ao ano .


O posto capta a energia solar por um conjunto de 28 módulos reunidos em painéis fotovoltaicos que gera 184 volts em corrente contínua. Essa potência é convertida por um Inversor em energia trifásica alternada de 220 volts e disponibilizada nos pontos de recarga em tomadas de 110 e 220 volts. O posto tem tecnologia produzida em território nacional, e ainda utiliza toda a energia captada por painéis solares. Segundo a empresa, caso a incidência de luz não seja suficiente ou a demanda seja maior que a projetada, o inversor capta energia da rede elétrica convencional.

“Trata-se de mais uma iniciativa da Petrobras Distribuidora no sentido de consolidar seu compromisso de reduzir a emissão de dióxido de carbono, buscar a eficiência energética e estimular a pesquisa de energias renováveis”, explica o diretor da Rede de Postos de abastecimento da BR distribuidora, Edimario Oliveira Machado.

O Eletroposto oferece a possibilidade de recarga de baterias de uma a três horas ou a troca da bateria descarregada por outra com carga. Em geral, uma recarga completa permite uma autonomia média de 40 km para a moto e 60 km para um carro elétrico, e o consumo gira em torno dos 1,2 kWh.

Email this page
Este post foi publicado emTecnologia e tags , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta