O que esperar no dia 19 de dezembro?

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, declara que “política nuclear está morta”; O primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, foi levado para o hospital devido a “inalação de confete” e “lesão provocada por abraços” após terem assinado o acordo da ONU de reduzir as emissões de GEE’s em Copenhagen.

Isto faz parte do pensamento esperançoso por trás de uma sátira da Tribuna Internacional Herald, patrocinada pelo Greenpeace. A edição datada em 19 de dezembro de 2009, traz em sua capa uma foto da chanceler alemã Angela Merkel sorrindo, ladeada por Sarkozy e pelo presidente da Comissão Européia, Jose Manuel Barroso, abaixo do título “Chefes de estado assinam acordo histórico para salvar o clima”.

Entre as notícias do exemplar de 8 páginas, podem ser vistas: “Mercados crescem com o acordo climático em Copenhague”, “Exxon finalmente torna-se limpa” (abandonando petróleo e mudando sua base para energias renováveis), “Atmosfera foi nomeada patrimônio mundial”, “Floresta Amazônica, uma grande vencedora na Dinamarca”.

O jornal supõe que o acordo foi um sucesso, depois de a União Européia ter concordado em uma reunião (que começou dia 18 no mundo real) em contribuir com 50 bilhões de dólares por ano para ajudar países em desenvolvimento a combater as mudanças climáticas, acompanhado de uma promessa do presidente americano Barack Obama, realizada em dezembro, de contribuir com 60 bilhões de dólares.

Claramente, os sinais até agora indicam que as notícias no final da conferência em dezembro, que definirá um novo acordo para suceder o Protocolo de Kyoto, serão menos animadores. As promessas para a redução de GEE’s, feitas pelas nações ricas, estão abaixo da prevista para poder limitar o aquecimento global em um máximo de 2ºC, e nem a Europa ou os Estados Unidos estão falando em valores tão altos.

O Protocolo de Kyoto não atendeu as expectativas dos grupos ambientais na época. O jornal Japan Times, teve como notícia principal no dia o título “Sucesso da convenção de Kyoto está aberto para debate”.

Que notícias devemos esperar no dia 19 de dezembro?

Email this page
Este post foi publicado emAquecimento Global e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta