Plantar árvores ao lado de casa pode diminuir em até 5% o gasto energético

O National Institute of Standards and Technology (Nist) publicou recentemente uma pesquisa que afirma que árvores plantadas ao lado de casa podem significar uma redução de 5% no consumo de energia elétrica. De acordo com o estudo, essa economia só ocorre se as árvores estiverem posicionadas nos lados oeste e sul das residências.


A iniciativa permite diminuição do consumo energético, colaborando com o meio ambiente e com a economia na conta de luz.

Durante o verão, os pesquisadores acompanharam 460 casas na cidade de Sacramento, Califórnia, e constataram que os ganhos vão além da diminuição da conta de luz. “As pessoas já sabem há muito tempo que as árvores têm múltiplos efeitos para as pessoas, mas nós quantificamos esses benefícios pela primeira vez usando dados reais e colocamos valores nesses efeitos,” diz David Butry, pesquisador do instituto Nist.

“Nós medimos o quanto essas árvores reduziram o carbono criado pela queima de combustíveis para produzir a eletricidade e descobrimos que as árvores também sequestraram uma quantidade equivalente de carbono, o que representa um benefício em dobro”, explicou.

Empresas da Coréia do Sul e da África do Sul já demonstraram interesse na pesquisa. A tendência agora é de que o estudo seja feito em outros lugares e estações do ano, para que as conclusões possam obter resultados gerais.

Email this page
Este post foi publicado emSustentabilidade e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta