Pesca de tubarão é flagrada em vídeo na internet

O vídeo abaixo, que começou a circular na internet em abril deste ano, mostra pescadores capturando um tubarão corta-garoupa. O material foi produzido na região de Saquarema (RJ), em março de 2009, e desde que publicado tem gerado muita polêmica.

Imagem de Amostra do You Tube

Institutos de proteção ao meio ambiente passaram a receber denúncias e manifestações de protesto em relação ao ato registrado pelos pescadores. Um deles entrou em contato com a Fiscalização de Fauna do IBAMA (DIPRO/CGFIS) do Rio de Janeiro e solicitou providências.

Um deles já foi autuado e os demais foram intimados a comparecer ao IBAMA para prestar esclarecimentos. As duas embarcações utilizadas, NEMO I e NEMO II, foram apreendidas.

O caso continua em investigação e para mais informações, a matéria completa está disponível no site  Ambiente Brasil. A questão que fica sempre é o que pode e deve ser feito para que esse tipo de situação seja evitada.

Marcelo Szpilman, diretor do Instituto Ecológico Aqualung,  sugere mudanças na legislação, que tornem mais rígidas as normas que regulamentam a pesca. Segundo ele a lei atual permite o uso de “aparelhos de mergulho de qualquer natureza” por “pescadores profissionais devidamente matriculados”.

“O caminho, nesse caso, será a sociedade pressionar o Congresso Nacional para provocar a imediata revisão desse ultrapassado Código de Pesca que já não atende às necessidades atuais de preservação do ecossistema marinho”, sugere Szpilman.

 

Email this page
Este post foi publicado emCrime Ambiental, Legislação e tags , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta