Guerra pela água já está ocorrendo na Índia

Uma pesquisa recente publicada no Treehugger (em inglês)  mostrou que a falta de água terá como alvos principais países como a China e especialmente a Índia, e enquanto a crise de água torna-se uma realidade extrema, a resultante prevista é a violência sobre um dos nossos mais preciosos recursos. Ambas as constatações já estão ocorrendo na Índia, apenas no mês de maio mais de 50 casos de violência foram registrados, todos eles tinham a água como o principal motivo.

Os padrões de pluviosidade, alterados pelas mudanças climáticas e pela desigualdade no sistema de distribuição de água, levou o estado central indiano de Madhya Pradesh à crise de água. O incidente local ilustrado na foto acima é só mais um entre os vários em que uma gangue de mais ou menos 6 pessoas matam uma família para retirar ilegalmente água do reservatório municipal, e até mesmo terceiros que passavam pelo local correram de lado a lado para coletar água antes que o cano secasse.

As regiões mais pobres estão sendo afetadas principalmente pela desigualdade na distribuição de água. Se isso não for um alerta para o que a escassez de água pode fazer com uma sociedade, não é conhecida ainda uma maneira mais efetiva.

Como delineado no documentário Blue Gold: World Water Wars (Ouro Azul: Guerras Mundiais pela Água) , problemas como privatização, distribuição injusta, poluição e mudanças ecológicas são alguns dos principais fatores que contribuem para a escassez da água.

Os problemas da Índia ilustram o que pode acontecer se todas as nações demorarem a tomar providências sobre a forma como temos lidado com este recurso vital. O que deve ser feito?

Email this page
Este post foi publicado emInternacional e tags , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta