22/05 – Dia Internacional da Biodiversidade

Hoje, 22 de maio, é o dia internacional da biodiversidade. A biodiversidade é o termo utilizado para definir a variabilidade de organismos vivos, abrangendo a diversidade de genes e de populações de uma espécie, a diversidade de espécies, a diversidade de interações entre espécies e a diversidade de ecossistemas.

O tema do Dia Internacional da Biodiversidade 2009 é Espécies Exóticas Invasoras, ou seja, aquelas espécies que não são típicas do ecossistema e podem afetar e até ameaçar a continuidade das espécies locais, causando prejuízos tanto aos ecossistemas naturais quanto à saúde humana.

O Brasil detém de 15 a 20% da biodiversidade mundial, é o país mais megadiverso do mundo. Manter a biodiversidade frente ao impacto humano, responsável pela degradação de habitats, poluição, mudança climática é um grande desafio. Destruir a biodiversidade é destruir a possibilidade de existência continuada da vida em geral.

No Paraná será lançado hoje o Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, que envolve todas as iniciativas que estão sendo executadas desde 2005. O Programa vai atuar na prevenção, controle, monitoramento, capacitação técnica, informação, bases legais e políticas públicas relacionadas às espécies exóticas. A portaria 192/2005 do Instituto Ambiental do Paraná regulamenta a retirada destas espécies de Unidades de Conservação.

Em Porto Alegre (RS) no Largo Glênio Peres, praça em frente ao Mercado Público, no centro, será realizada a 3ª edição da Festa da Biodiversidade, das 8h às 19h. Diversas entidades e grupos culturais e ambientais da cidade, entre elas o – Instituto gaúcho de Estudos Ambientais – que vai disponibilizar material e informação sobre as ações que vem desenvolvendo em seus 10 anos de história.

Em Curitiba (PR), alunos das escolas municipais vão plantar mudas de árvores nativas no Parque Barigui, um dos mais importantes da capital paranaense. A ação faz parte do movimento internacional Onda Verde (The Green Wave), em que crianças de todo mundo farão o plantio de árvores em diversos países. A programação tem início às 14h, no Salão de Atos do parque, na ocasião o contador de histórias Carlos Carlos Daitschman contará uma história sobre espécies exóticas invasoras.

Vários outros eventos e ações acontecem hoje em comemoração ao dia da biodiversidade no mundo inteiro. Confira no site da Convenção de Diversidade Biológica.

Email this page

Este post foi publicado emBiodiversidade, Datas e tags , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado ara trackbacks, mas você podepostar um comentário.

Deixe uma resposta